A tecnologia revolucionou a forma de relacionamento, convivência e aprendizagem tanto no âmbito formal quanto informal, principalmente a internet, que propiciou uma interatividade e dinamismo até então inimaginável, no entanto, assim como qualquer invenção, traz riscos que podem e devem ser geridos por cada pessoa, também pelos pais e consequentemente seus filhos.

Pais e Filhos na Internet

As crianças e adolescente do século atual, são inteligentes, espertos e capazes de se dedicar a varias atividades ao mesmo tempo, portanto aptos a aprenderem sobre os riscos no meio digital, bem como a formas de prevenção e conduta ética e legal para que não sejam vítimas e tão pouco infratores.

Ocorre que frequentemente jovens e pais pensam erroneamente que o menor de 18 anos não sofre consequências sobre seus atos quando ilícitos, porém, a realidade é que o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que todo ato considerado como crime para o adulto é chamado de Ato Infracional quando praticado pelo menor de 18 anos.

Este pode responder perante a Vara da Infância e da Juventude, o que tem ocorrido com frequência por atos irresponsáveis que envolvem a internet.

Os pais por outro lado respondem processo civil, geralmente envolvendo indenização.

Quais são os riscos mais comuns?

A Educação digital deve estar inserida no cotidiano dos pais e das escolas, pois é muito importante para a segurança dos jovens que possam conhecer os riscos e como preveni-los. Uma conversa aberta e franca pode fazer toda a diferença!

Nosso escritório atua no contencioso para identificação de autoria que envolvam incidentes comuns ao dia a dia dos jovens internautas.

Veja também Projetos Educacionais e entenda um pouco mais sobre responsabilidade dos pais e dos filhos.

Bullying e Cyberbullying

O Bullying e Cyberbullying são praticas cada vez mais comuns no dia a dia das escolas e também das empresas, pois trata-se de um termo popular, mas que caracteriza-se por algumas ações de agressão física ou moral repetidas vezes. Alguns dos atos envolvidos podem ser enquadrados como crime previsto no Código Penal Brasileiro, entre eles: calúnia, injúria, ameaça, entre outros. Algumas vezes chega a envolver matéria constitucional, por exemplo quando envolve publicação de imagens.

Nosso escritório atua na identificação de autoria de mensagens de email, comunidades e perfis em redes sociais, retirada de conteúdo online, entre outros. Além disso, orientamos as escolas na implementação de projetos de ética e cidadania digital com o objetivo de criar uma cultura de uso ético e legal dos meios digitais.

Veja também Projetos Educacionais e entenda um pouco mais sobre responsabilidade dos pais e dos filhos.